sábado, 26 de novembro de 2011

Coroa do Advento

Coroa do Advento; Rito da Coroa do Advento nas Celebrações Eucarísticas



Simbolismo das velas
Existe muita discussão sobre qual é a cor das velas utilizadas na coroa do advento. No início eram apenas velas coloridas ou não, o importante era a coroa de Luzes. As velas indicam as quatro semanas do advento, as quatro fases da história da salvação e preparação para a vinda do Senhor. O ato de acender gradativamente, em seqüência, as velas significam a aproximação progressiva do Nascimento de Jesus.
As cores das velas variam, mas na Suécia as velas são todas brancas, já na Áustria são utilizadas várias cores: Roxo, Vermelho, Rosa e Branco.

Segundo a tradição o significado das velas são:
·                      a primeira vela é do profeta;
·                      a segunda vela é de Belém;
·                      a terceira vela é dos pastores;
·                      a quarta vela é dos anjos.

Seqüência de entrada das velas durante o tempo do advento

A primeira vela seria a roxa, porque indica o Tempo do advento, tempo de
penitência e conversão, exigi das na preparação para a chegada do Salvador.

A segunda vela, de cor vermelha (alguns usam a verde), pode estar ligada a João Batista, que prega penitência e mostra presente entre os homens o Cordeiro de Deus. Tem o sentido do testemunho a exemplo de João Batista, que anuncia o Cordeiro imolado. A vitória da luz passa pelo derramamento de sangue de Cristo na cruz.

A terceira vela, de cor rosa, tradicionalmente está ligada ao terceiro
Domingo do advento chamado Domingo "Gaudete" (Alegrai-vos), sinal de alegria pela vinda do Salvador.

A Quarta vela, de cor branca, é ligada a virgem, que dará à luz um filho,
Jesus Cristo.  Jesus já presente, mas ainda oculto no seio da Virgem Mãe. Quando acender as velas? Após a saudação inicial, antes de se introduzir o ato penitencial, recebendo o rito um sentido penitencial, tomando mesmo o lugar do próprio Ato penitencial.

Quando se retira a coroa?
Terminado o advento a coroa esgota seu sentido, pois ela não é enfeite de
Natal.

Celebrações da Coroa de Advento

I Domingo do Advento - A vela do Profeta: a esperança.
Segue-se tudo normal até a saudação inicial feita pelo presidente da
celebração: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo...... Antes do Ato
penitencial segue-se o rito para acender a primeira vela:

Comentário: Hoje vamos acender a primeira vela da Coroa do Advento, a vela do Profeta, a vela da esperança, para recordar que Jesus Cristo é a nossa única esperança. Vamos agradecer a Deus pelas promessas que fez à humanidade e a esperança que despertou e continua a despertar em cada um de nós. (Alguém entra com a vela roxa acesa e a coloca na Coroa do Advento. Nesse momento pode-se cantar um canto que fale de esperança ou apenas dedilhar o viloão.


II Domingo do Advento –
A vela de Belém: a salvação para todos.

Segue-se como no Domingo anterior. A primeira vela já deve estar acesa na
Coroa

Comentário: Estamos celebrando o segundo Domingo do Advento. Todos somos
chamados a Belém como os pastores que receberam a boa notícia do nascimento  do Salvador e os magos do Oriente guiados pela estrela. Acenderemos hoje a  segunda vela da Coroa do Advento para lembrar que Jesus chama a todos  (crianças, jovens, adultos e idosos), para encontrar-se com Ele. Agradeçamos a Deus a esperança em sua vinda e a vocação de todos para a fé. (Alguém entra com a vela roxa acesa e a coloca na Coroa do Advento. Nesse momento pode-se cantar um canto que fale de esperança ou apenas dedilhar o violão).


lII Domingo do Advento - A vela dos pastores: a alegria.

Comentário: Hoje é o terceiro Domingo do Advento, o Domingo "Alegrai-vos", o domingo da alegria pela próxima vinda do Salvador, na celebração de sua primeira vinda ao nascer em Belém. Vamos acender a vela dos pastores. Foram eles os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Deus entre os homens, notícia que os encheu de alegria.
(Alguém entra com a vela roxa acesa e a coloca na Coroa do Advento. Nesse
momento pode-se cantar um canto que fale de esperança ou apenas dedilhar o violão).



IV Domingo do Advento - A vela dos anjos: o amor.

Comentário: Hoje celebramos o quarto Domingo do Advento, preparação próxima para o Santo Natal. Maria é figura central nesta preparação. Ela, grávida de Deus, está para dar à luz o Amor que ela havia acolhido no seu seio por obra do Espírito Santo no anúncio do anjo. Ela representa toda a humanidade chamada a conceber e dar à luz Jesus Cristo, o Filho de Deus. Vamos acender a Quarta vela, a vela dos anjos, que trouxeram a notícia de que Deus quer bem a todos os seres humanos e vem a eles no seu imenso amor. (Alguém entra com a vela roxa acesa e a coloca na Coroa do Advento. Nesse momento pode-se cantar um canto que fale de esperança ou apenas dedilhar o violão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário